Pokémon Diamond/Pearl/Platinum/HeartGold/SoulSilver: Série Battle Frontier: Battle Tower

Depois de uma série sobre as Berries, começaremos uma nova série sobre Pokémon da geração IV, os cinco prédios da Battle Frontier.

O Desafio da Battle Frontier lhe aguarda

A Battle Frontier estreiou no Pokémon Emerald e nesta nova Battle Frontier, somente dois estabelicimentos se mantevem: a Battle Tower, que marca presença desde Pokémon Crystal, só não aparecendo em LeafGreen e FireRed e a Battle Factory. Todos os outros são inéditos.

Começarei falando da Battle Tower que é a única a aparecer em todos os jogos da geração IV, uma vez que ela já existia antes da Battle Frontier. Neste guia explicarei as regras e darei algumas dicas para a construção de um time para conseguir as 100 batalhas na Battle Tower e consequentemente conseguir uma estrela no seu Trainer Card e um Gold Trophy para a sua base secreta na Underground.

Bem-vindo a Torre de Batalha

1. Regras

O jogador deverá batalhar e vencer o maior número possível de batalhas.

As batalhas serão feitas em sequência de 7 batalhas seguidas de acordo com a modalidade escolhida.

No final da sequência será premiado com BP.

Os Pokémons podem estar equipados com itens, contanto que dois pokémons não estejam utilizando o mesmo item.

O item Soul Dew é não possuirá efeito.

Os pokémons não podem ser repetidos.

A cada final de batalha, os pokémons serão curados automaticamente e os itens consumidos/perdidos repostos.

Pokémons acima do nível 50 terão seu nível reduzidos temporariamente. Pokémons abaixo do nível, entretanto não serão alterados.

É necessário salvar o jogo quando for desligar o DS no meio de uma sequência, utilizando a opção REST. Caso contrário, será desclassificado.

Caso o jogador perca, a contagem será zerada.

1.1 As quatro modalidades dentro da Battle Tower:

1.1.1 Single Battle:

  • Batalha simples 3×3;
  • Nas batalhas 21 e 49, o jogador enfrentará o Battle Tycoon Palmer;
  • Derrotando Palmer na batalha 21 e 49, os pokémons receberão respectivamente Ability Ribbon e a Great Ability Ribbon;
  • Vencendo 20, 50 e 100 batalhas seguidas, o jogador ganhará respectivamente Bronze Trophy, Silver Trophy e Gold Trophy que poderá ser colocado na sua base no Underground;
  • Vencendo 100 batalhas, o jogador adquirá uma estrela no Trainer Card.

1.1.2 Double Battle:

  • Batalha em dupla 4×4;
  • Vencendo 50 batalhas, os pokémons receberão o Double Ability Ribbon;

1.1.3 Multi Battle:

  • Batalhas em dupla com outro treinador, num formato 2-2 x 2-2;
  • O jogador poderá escolher se vai jogar com um outro jogador (2 player) ou com um NPC;
  • Os NPC disponíveis são: Cheryl da Eterna Forest, Mira de Wayward Cave, Riley de Iron Mountain, Marley de Victory Road e Buck de Stark Mountain. Os mesmos estarão disponíveis após de ajudá-los nos seus respectivos lugares.
  • Vencendo 50 batalhas com NPC, os pokémons receberão o Multi Ability Ribbon. Enquanto vencendo 50 batalhas com outro jogador, os pokémons receberão Pair Ability Ribbon;

1.1.4 Wi-Fi Battle:

  • Batalhas simples 3×3;
  • Os oponentes serão outros jogadores que também participaram da Wi-fi Battle;
  • Vencendo batalhas aumentará o Rank, enquanto perdendo batalhas diminuirá;
  • Atingindo o Rank 5, os pokémons receberão a World Ability Ribbon;

1.2 Pokémons Banidos

Os seguintes pokémons estão banidos:

Mewtwo Mew Lugia Ho-oh Celebi
Kyogre Groudon Rayquaza Jirachi Deoxys – Normal Forme
Deoxys – Attack Forme Deoxys – Defense Forme Deoxys – Speed Forme Mow Rotom Wash Rotom
Frost Rotom Fan Rotom Heat Rotom Dialga Palkia
Giratina – Origin Forme Giratina – Altered Forme Phione Manaphy Darkai
Shaymin – Land Forme Shaymin – Sky Forme Arceus Spiky-eared Pichu Egg

No caso do Rotom, ele reverterá para a forma original caso seja escolhido.

2. Dicas para criar uma equipe para a Battle Tower

Aqui vai algumas dicas gerais para ter em mente enquanto você cria uma equipe para a Battle Tower:

  • Primeiro: A grande vantagem da Battle Tower é que a IA do Pokémon é muito previsivel. Ele não hesitará em dar um golpe final mesmo que você tenha usado Destiny Bond, ou trocar um pokémon mesmo sendo vantagem trocar. Eu pelo menos só vejo a IA trocar quando usa um golpe como U-Turn ou quando está no último turno do Perish Song;
  • Seja cuidadoso com a sua equipe, você não tem um time completo para cobrir suas vantagens. Está limitado entre 2 em Multi Battle, 3 para Single Battle e 4 para Double Battle;
  • Lembre-se que Battle Tower não está sujeito a regras de Torneios e tanto você quanto seus oponente poderão usar e abusar da ausência de certas regras;
  • Não subestime a sorte, ataques O-KO vão ser usados e muitas vezes com sucesso contra você;

3. Exemplos de Equipes

Aqui vou listar exemplos de equipes em que eu obtive sucesso em conseguir os objetivos do Battle Tower (1oo batalhas no Single e 50 batalhas n Double).

3.1 Single Battle

3.1.1 Equipe 1

Pokémon: Mesprit
Item: Choice Scarf
Ability: Levitate
Nature: Bold
Trick
Thunder Wave
Charm
-Flash
Pokémon: Drapion
Item: Black Sludge
Ability: Battle Armor
Nature: Careful
Crunch
Substitute
Acupressure
-Rest
Pokémon: Gyarados
Item: Lum Berry
Ability: Intimidate
Nature: Adamant
-Earthquake
-Waterfall
-Substitute
-Dragon Dance

Essa equipe foi quando consegui a minha primeira vez que consegui a centésima batalha. Inicio com Mesprit usando Trick, fazendo com que o Choice Scarf seja trocado com o item do adversário. Mas o verdadeiro truque está no efeito do Choice Scarf: o pokémon adversário fica 50% mais rápido, mas só poderá utilizar o mesmo ataque, ou sejá, para esse pokémon, você já sabe qual vai ser o ataque dele até ele sair de cena. Em seguida, para dar mais tempo para o pokémon seguinte e anular a velocidade do adversário, Thunder wave para paralizá-lo. Então, se o pokémon ainda for forte você pode diminuir o ataque com Charm ou a precisão com Flash ou se o adversário ficou preso em um golpe que não causa dano, após Thunder Wave você pode trocar o pokémon.

Depois de enfraquecer o pokémon adversário, ou o Mesprit for nocauteado (na maioria é isso que acontece), você pode trocar para um dos dois pokémons. Eu faço assim, caso o adversário ficou preso num golpe que não causa dano e não aumenta a Evasiva, vou de Gyarados. Por Exemplo, o adversário ficou preso no Thunder Wave, troco pelo Gyarados e uso imediatamente o Substitute, que deixará imune ao Thunder Wave. E caso eu esteja fazendo uma troca com Mesprit ainda em jogo, recebo o Thunder Wave, mas recupero com o Lum Berry e estou pronto para o Substitute. Depois do Substitute, abuse do Dragon Dance e finalize os outros pokémon.

Caso o adversário ficou preso num ataque que causa dano ou aumento de Evasiva (Leia-se Double Team), troco pelo Drapion. Usando Acumpressure, eu aumento ao máximo TODOS os atributos do Drapion. É um processo demorado que leva 21 turnos, mas deixa Drapion praticamente invencível quando completado e com Substitute, ganha-se algumas imunidades. Black Sludge ajuda a recuperar a vida junto e funciona bem com Substitute e melhor ainda quando Acumpressure aumenta a Evasiva e as Defesas. Rest ajudará enquanto o Drapion ainda estiver vulnerável no começo e não existe o perigo de receber um ataque crítico graças à habilidade Battle Armor (cuidado com adversário com Mold Breaker). O único ataque ofensivo é Crunch, que mesmo com resistência, consegue dar um dano alto em qualquer pokémon depois que Ataque estiver maximizado.

Claro que como toda estratégia, tem pontos fracos: alguns Pokémon mas avançados tem poder de Ataque muito forte e se não for enfraquecido antes, pode derrotar facilmente a equipe. Isso agrava se o oponente utiliza Ataque Especial, uma vez que nenhum pokémon da equipe diminui esse atributo, sendo a única chance, o Acumpressure do Drapion aumentar a Defesa Especial. Uma vez já fui derrotado por um Heracross com Megahorn, e para piorar, o Mesprit só conseguiu usar Trick, aumentando a velocidade do Heracross por causa do Choice Scarf. Gyarados conseguiu derrotar mas ficou muito fraco e perdeu para o próximo e Drapion não teve sorte no Acumpressure, o que fez eu perder na minha batalha 100 (sim, era a que faltava). Outros pokémons perigosos são Staraptor com Brave Bird (essa esquece o Trick, o melhor é usar Charm direto).

Outra dica é, sabe que vai receber um ataque de One-Hit KO? Substitute imediatamente, mesmo com Drapion com Evasiva maximizada, uma vez que ataques com Fissure ignoram os modificadores de Evasiva/Precisão.

3.2 Double Battle

Equipes em testes ainda.

3.3 Multi Battle

Aqui, tem alguns pontos em especial: Primeiro a forma como você jogará aqui dependerá se você jogará com um amigo ou com um NPC. Caso jogue com um amigo, pode utilizar estratégias semelhantes das Double Battle, uma vez que poderão combinar sua estratégia. A única coisa para ter em mente é que cada um terá dois pokémons e se um jogador perder os dois pokémons, mesmo que o outro jogador tem dois pokémons, ele tera que jogar sozinho. Entretanto, jogar com NPC é mais perigoso ainda, pois além de você não poder combinar com o seu parceiro a estratégia, ainda está sujeito a IA do jogo. Logo, tenha uma estratégia pensando que é 2 vs 4 do que 4 vs 4.

Equipes em testes ainda.

3.4 Wi-fi Battle

Equipes em Teste ainda.

4. Extras

4.1 Tower Tycoon

Tower Tycoon Palmer

O Cérebro da fronteira da Battle Tower é o Tower Tycoon Palmer (タワータイクーン クロツグ Tower Tycoon Kurotsugu). No Single Battle, você enfrentará duas vezes, nas batalha 21 e 49. Diferente os outros oponentes, a equipe dele não é aleatório, sendo que a única aleatoriedade é a ordem em que aparecem.

Para a primeira batalha, ele possuirá os seguintes pokémons: Milotic, Rhyperior e Dragonite.

Na segunda batalha ele tem um Heatran, Cresselia e Regigigas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: