Pokémon Platinum/HeartGold/SoulSilver: Série Battle Frontier: Battle Hall

Hoje falarei da Battle Hall, uma das atrações inéditas da Battle Forntier. Neste guia explicarei as regras e darei algumas dicas para a construção de um time para conseguir a Gold Print.

Battle Hall: onde as batalhas ocorrem na Fashion Week

1. Regras

O jogador deverá batalhar e vencer o maior número possível de batalhas.

Antes de cada batalha, o jogador deverá escolher o tipo de pokémon que deseja enfrentar;

Cada tipo de pokémon pode ser enfrentado vai subindo de Rank variando de 1 a 10. Quando vence o rank 10, não poderá escolher mais aquele tipo;

Depois que não houver mais tipos disponíveis, todos os tipos tornarão disponíveis novamente, mas no rank 10;

Isso significa que as batalhas apartir da batalha 171, você poderá batalhar contra aquele tipo apenas uma vez e voltar a batalhar novamente somente quando todos os outros tipos foram batalhados;

As batalhas serão feitas em sequência de 10 batalhas seguidas de acordo com a modalidade escolhida.

No final da sequência será premiado com BP.

O Pokémon pode estar equipado com itens.

O item Soul Dew é não possuirá efeito.

A cada final de batalha, os pokémons serão curados automaticamente e os itens consumidos/perdidos repostos.

Qualquer pokémon acima do nível 30 está apto a participar;

Os adversários terão seus pokémon adaptados para o nível do pokémon que está sendo usado;

É necessário salvar o jogo quando for desligar o DS no meio de uma sequência, utilizando a opção REST. Caso contrário, será desclassificado.

Caso o jogador perca, a contagem será zerada.

Caso o pokémon não for da mesma espécie do Pokémon utilizado na sequência anterior, a contagem também será zerada;

1.1 As três modalidades dentro da Battle Hall:

1.1.1 Single Battle:

  • Batalha simples 1×1;
  • Nas batalhas 50 e 170 e o jogador enfrentará a Hall Matron Argenta;*
  • A Hall Matron Argenta poderá utilizar pokémons de qualquer tipo, independente do tipo que escolher;

*Não consegui chegar lá, mas dizem que a cada 170 batalhas, você enfrentará a Argenta. Se isso for verdade, você enfrentará nas batalhas 340, 510 e assim por diante;

1.1.2 Double Battle:

  • Batalha em dupla 2×2;
  • Os dois pokémons devem ser da mesma espécie. (Dois Gyarados por exemplo);

1.1.3 Multi Battle:

  • Batalhas em dupla com outro treinador, num formato 1-1 x 1-1;
  • Somente disponível para 2 jogadores;
  • O seu pokémon e do seu parceiro devem ser da mesma espécie. (Dois Garchomp por exemplo);

1.2 Pokémons Banidos

Os seguintes pokémons estão banidos:

Mewtwo Mew Lugia Ho-oh Celebi
Kyogre Groudon Rayquaza Jirachi Deoxys – Normal Forme
Deoxys – Attack Forme Deoxys – Defense Forme Deoxys – Speed Forme Mow Rotom Wash Rotom
Frost Rotom Fan Rotom Heat Rotom Dialga Palkia
Giratina – Origin Forme Giratina – Altered Forme Phione Manaphy Darkai
Shaymin – Land Forme Shaymin – Sky Forme Arceus Spiky-eared Pichu Egg

No caso do Rotom, ele reverterá para a forma original caso seja escolhido.

2. Dicas para criar uma equipe para a Battle Hall

Aqui vai algumas dicas gerais para ter em mente enquanto você cria uma equipe para a Battle Tower:

  • Tenter vencer o mais rápido possível;
  • Lembre-se que o fato de você escolher o tipo de pokémon, não significa que o golpe para cobrir aquela espécie funcionará bem. É ótimo utilizar um ataque lutador para um tipo Dark, mas é inútil contra um Spiritomb.
  • Não subestime a sorte, ataques O-KO vão ser usados e muitas vezes com sucesso contra você e diferente das outras partes do Battle Frontier, você não terá outro pokémon para substituir;
  • Para manter a sequência, apenas a espécie do Pokémon é mantida. Isso significa que você pode ter vários pokémons com moviesets diferentes (você pode ter vários Dragonites com ataques diferentes e usar para cada tipo específico que foi feito), entretanto, cuidado na sequência em que enfrentará a Argenta, pois ela não seguirá um tipo específico. Dou essa dica porque vejo muita gente, inclusive em comunidades mais hardcore, que tenta somente com um Pokémon;

3. Exemplos de Equipes

Aqui vou listar exemplos de equipes em que eu obtive sucesso no Battle Hall.

3.1 Single Battle

3.1.1 Equipe Latios

Recorde: 180 Batalhas
Esse foi o meu primeiro time que fiz para Battle Hall. Ainda tem muito que melhorar, por exemplo, confio demais em um ataque como Hidden Power. Mesmo que ele tenha o poder máximo, muitas vezes o Draco Meteor pode substituí-lo, mesmo que não seja super-efetivo. Mas isso testarei quando mais para frente.

Pokémon: Latios(1)
Item: Focus Sash
Ability: Levitate
Hidden Power Fight
Thunderbolt
Draco Meteor
-Psychic
Pokémon: Latios (2)
Item: Focus Sash
Ability: Levitate
Thunderbolt
Ice Beam
Draco Meteor
-Psychic|Hidden Power Ground
Pokémon: Latios (3)
Item: Focus Sash
Ability: Levitate
Psychic
Hidden Power Fire
Aerial Ace
-Surf
Pokémon: Latios(4)
Item: Focus Sash
Ability: Levitate
Energy Ball
Ice Beam
-Surf
-Hidden Power Fire
Pokémon: Latios (5)
Item: Focus Sash
Ability: Levitate
Hidden Power Ground
-Ice Beam
-Draco Meteor
-Shadow Ball
Pokémon: Latios (6)
Item: Focus Sash
Ability: Levitate
-Shadow Ball
-Draco Meteor
-Thunderbolt
-Energy Ball
Pokémon: Latios(7)
Item: Focus Sash
Ability: Levitate
Hidden Power Fire
-Thunderbolt
-Shadow Ball
-Surf

Montei cada um desses Latios para batalhar contra tipos específicos, mas uma regra geral é que Pokémons adversários com Focus Sash+Ataque prioritário são a maior ameaça para esse time. Latios não tem como contra-atacar esse tipo de estratégia e acaba perdendo para eles.

Agora falando específicamente de cada Latios:

Latios(1): Para enfrentar os pokémons do tipo Normal, Poison e Dark. Hidden Power Fight para os tipos Normal e Dark. Thunderbolt para os comuns Normal/Flying e Dark/Flying e Psychic para os do tipo Poison. Draco Meteor está como um coringa para os outros tipos que possui resistência aos outros golpes, como por exemplo Skuntank (Poison/Dark), Girafarig (Normal/Psychic), Spiritomb (Ghost/Dark) e Sableye (Dark/Ghost). Com esse pokémon, tive problemas com um Snorlax resistente aos golpes especiais com Crunch e um Tyranitar, que resistiu ao 4x Hidden Power, sobrevivi o Crunch com Focus Sash e fui derrotado pelo Sandstorm causado pelo Sand Stream.

Latios(2): Especialista em Pokémons do tipo Flying. Thunderbolt e Ice Beam são inimigos naturais do tipo Flying e se um pokémon consegue resistir um dos ataques, ele é vulnerável para o outro. Nunca tive problemas com esse tipo. Draco Meteor novamente serve como um coringa, poucos pokémons consegue sobreviver ao um golpe 140+STAB e somente os do tipo Steel resiste. Psychic também está pelo STAB, mas talvez seja interessante colocar um Hidden Power Ground para contra-atacar o tipo Steel.

Latios(3) enfrenta os tipos Fighting, Bug e Grass. Psychic dá conta de todos os dos lutadores e dos comuns Bug/Poison e Grass/Poison. Hidden Power Fire combate os tipos Bug e  Grass em geral e é um pouco mais forte que Psychic contra o Lucario. Aerial Ace é ótimo para Heracross e Breloom. Surf é para Armaldo, que pode ter uma batalha complicada se não fosse esse golpe e outros bug/ground.

Latios(4) ataca os tipos Ground, Rock, Steel e Fire. Surf faz a limpeza nos tipos Ground, Rock e Fire (aliás, Fire não tem nenhum pokémon que não seja fraco contra água na geração IV, sendo que na quinta, somente Reshiram que leva dano normal). Hidden Power Fire para os tipos Steel. Energy Ball para os tipos Rock/Water (Famílias dos Omanyte e Kabuto) e Water/Ground (Famílias dos Wooper, Marshtomp, Barboach e Gastrodon). Ice beam é os tipos Ground/Dragon (Vibrava, Flygon, Gible, Gabite e Garchomp).

Latios(5) faz suas honras contra os tipos Electric, Psychic e Dragon. Ice Beam e Draco Meteor leva todos os dragões. O Hidden Power Ground leva todos os elétricos menos Zapdos, que é fraco contra Ice Beam e Rotom, que é fraco contra o Shadow Ball.

Latios(6) enfrenta os Ghost e Water. Shadow Ball ataca os Ghost menos Sableye e Spirtomb, que podem ser derrotados facilmente pelo Draco Meteor. Para os tipos Water, Thunderbolt em geral e Energy Ball para os tipos Water/Ground e Water/Rock.

Latios(7) enfrenta os tipos Ice. Hidden Power Fire para a maioria do tipo Ice e principalmente Abomasnow. Thunderbolt é para os tipos Ice/Water que são muito comum. Shadow Ball para a família da Jynx e Froslass. Surf para os tipos Ice/Ground (Família do Swinub). O único problema que tive foi com um Regice, que paralizou o Latios e depois atacou com Blizzard.

Aqui tem um video de um desses Latios em batalha:

3.2 Double Battle e Multi Battle


3.2.1 Equipe Lickilicky BOOM

Recorde: 202 Batalhas

Pokémon: Lickilicky(1)
Item: Choice Scarf
Ability: Own Tempo
Explosion
-Wring Out
-Zen Headbutt
-Power Whip
Pokémon: Lickilicky(2)
Item: Leftovers
Ability: Own Tempo
-Protect
-Surf
Shadow Ball
-Shock Wave

Estratégia simples, porém muito eficiente derrotandos ambos pokémons adversários com um só golpe. Lickilicky(1) usará Explosion (250 de Base Power, x1.5 por STAB e para esse golpe, a defesa do adversário é diminuído pela metade, ou seja, um poder de 750) já de cara enquanto Lickilicky(2) utiliza Protect para evitar qualquer dano que possa ser causado tanto pelos adversários quanto pelo Explosion do Lickilicky(1). Lickilicky(1) usa Choice Scarf para ganhar velocidade e atacar antes da maioria dos adversários (é 99% que ele será mais rápido de qualquer adversário que possa fazer um O-KO).

Um Contra-ataque para esta estratégia são Pokémons com a habilidade Damp (Psyduck, Golduck, Poliwag, Poliwhril, Poliwrath, Politoed, Wooper e Quagsire), que impedirá que o Lickilicky(1) exploda. O segundo, porém mais perigoso é o adversário também utilizar Protect ou Detect, que dará imunidade ao pokémon usuário e não impedirá que o Explosion seja usado. A terceira, porém a menos perigosa é o adversário utilizar o Focus Sash em que o adversário ficará com 1HP. E a última, que é o caso semelhante ao primeiro, os Pokémons Fantasmas.

Para o caso dos pokémons com Damp (que são todos pokémons de Água na geração IV), Lickilicky(1) tem o não tão confiável, mas poderoso Power Whip enquanto o Lickilicky(2) terá o superconfiável mas não poderoso Shock Wave. Para o segundo caso, as do Protect/Detect, aí vai depender da sua habilidade de prever o adversário, podendo escolher uma estratégia menos suicida (Wring Out para um dano inicial e Lickilicky(2) finalizar por exemplo). Para o Focus Sash, no turno seguinte o Lickilicky(2) que estará com HP 100% pode utilizar Surf para terminar de eliminar ambos adversários juntos. Ou Shock Wave para caso Vaporeon ou outro pokémon com Water Absorb. E contra pokémons fantasmas, Lickilicky(1) pode utilizar o Zen Headbutt para um golpe mais confiável e Lickilicky(2) utilizar o Shadow Ball para um Super-efetivo.

Aqui temos três casos que ocorre: O primeiro é o Explosion dar 100% correto, o segundo video é quando os pokémons utilizam Protect e o terceiro contra Pokémons fantasmas.

4. Extras

4.1 Hall Matron

Hall Matron Argenta

O Cérebro da fronteira da Battle Tower é a Hall Matron Argenta (ステージマドンナ ケイト Stage Madonna Kate). No Single Battle, você enfrentará duas vezes, nas batalha 50 e 170. Diferente os outros oponentes, onde você escolhe o tipo do pokémon, na batalha contra a Argenta você enfrentará um pokémon de qualquer tipo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: